Quinta-feira 26 de maio de 2022.
Toda quinta-feira nas redes sociais é dia de #tbt (Throwback Thursday) em português, tbt pode ser traduzido como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso.
Por: Karla Giacomin, Aline Salla Carvalho, Christine Abdalla
Vamos voltar no tempo e relembrar a campanha: A VIDA DE TODA PESSOA IDOSA INSTITUCIONALIZADA IMPORTA.
Covid-19
A pandemia da Covid-19 trouxe visibilidade às pessoas idosas residentes em ILPI. O movimento da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI e a atuação de centenas de membros espalhados por todo do Brasil e também no exterior que trabalharam pela aprovação da Lei 14018/2020, referente à destinação de auxílio financeiro emergencial para ILPI, no montante de até R$ 160.000.000,00 (cento e sessenta milhões de reais). Infelizmente, esse recurso só foi sancionado para as ILPI públicas ou filantrópicas.
Imediatamente a Frente se reuniu, se mobilizou e iniciou um grande apelo ao Governo Federal para reverter esta restrição, e juntamente com o GT jurídico emitimos um ofício público o qual foi assinado também por nossos parceiros: AMPID, SBGG, ABRAz e ACEPI alertando para a necessidade de inclusão das pessoas institucionalizadas em ILPI privadas.
Manifestação em resposta à Nota Técnica – SBGG
Foram realizadas diversas Lives com argumentos técnicos e expondo a realidade de diversas ILPI privadas que estavam necessitando de apoio financeiro para enfrentar a pandemia.
O rateio do recurso da Lei 14.018/2020 entre as ILPIs – Assista.
Assim nasceu a nossa campanha que continua valendo: A vida de toda pessoa idosa institucionalizada importa – independente da natureza jurídica de onde resida: privada, pública ou filantrópica.
Atualmente, temos mais de 150 grupos de Whatsapp, com centenas de profissionais de todas as áreas que hoje são parte das equipes existentes dentro da diversidade de realidades das Instituições brasileiras e Gestores das ILPIs públicas, filantrópicas e privadas. A Frente fortalece o segmento das ILPI na medida em que compartilha informações e favorece o diálogo. Desde o começo temos insistido na troca de experiências, na qualificação do cuidado, no estímulo à parceria entre as instituições. O posicionamento da Frente é pela melhoria da gestão e do cuidado nas ILPI a partir das realidades existentes.
Nossa visão é contribuir para uma política de cuidados continuados integrados em todo o país, que inclua as ILPI independente da sua natureza jurídica. Destacamos que a Frente é composta por gestores, trabalhadores, familiares e residentes. É preciso estarmos unidos para enfrentarmos desafios comuns: promover o cuidado centrado no residente, reconhecer o caráter residencial das ILPI, trabalhar pela sustentabilidade e pela qualidade da gestão e do cuidado.
Não podemos nos dispersar, seguimos e seguiremos unidos, respeitando sempre as diferenças, valorizando a memória e a transparência, regando as sementes das ações históricas deste movimento inédito da sociedade civil pois já sabemos que juntos podemos mais, unidos fazemos mais e melhor.
Postado por alinesallacarvalho em 26/maio/2022 - 4 Comentários
A frente não deu só aos idosos visibilidade, mas colocou todas as instruções privada no foco, pois nós sempre fomos marginalizados e desprezado pelos órgãos públicos de fiscalização, quando vcs colocaram capacitações.
E nos ajudou a ser contemplados com o projeto do Itaú, gratidão.
A pandemia serviu para unir e colocar os idosos como fico principal.
Com vcs aprendemos muito.
Gente, #tbt é vida! Como é bom e importante relembrar o nosso histórico. A história da Frente brigando desde o seu início e ao longo destes 2 anos e tal… pelas ILPI: não importando a sua natureza jurídica, tamanho ou desenho!
Esse #tbt nos lembrando nossa vocação de união, de respeito e valorização da vida de toda pessoa idosa institucionalizada nos dá mais força ainda para continuar e jamais largar a mão de ninguém! Vamos em frente!
Muito obrigada por tudo até aqui, estar ao lado de vocês, Aline Salla e Dra. Karla Giacomin é uma honra! E vamos juntos, misturados e em frente🧡
A Frente Nacional das ILPIs trouxe mais clareza para os gestores .
A Frente Nacional de Fortalecimento veio para fortalecer o nosso trabalho, mostrando que o idoso é o ator principal dessa história, vivemos hoje com a certeza de que não esperamos nada menos que respeito aos idosos institucionalizados. Com os grupos formados pela frente estamos trocando experiências, conhecimentos e assim podendo ofertar aos moradores dignidade.