Quem Somos

Home  »  Quem Somos

No início de 2020,notícias assustadoras de elevadas taxas de mortalidade entre residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) em diversos países europeus começaram a ser divulgadas. Neste momento, no Brasil, profissionais e pesquisadores da área de gerontologia entraram em alerta e recomendaram a suspensão das visitas e de atividades externas dos residentes como passeios e saídas para compras. O poder público e a sociedade civil foram chamados a olhar para os idosos institucionalizados com a publicação do Grito pelas ILPI – URGENTE – COVID-19, o que gerou a convocação de uma audiência pública no Congresso Nacional, em 07 de abril de 2020. 

No dia 08 de abril de 2020,profissionais de diversas especialidades com experiência na área da Geriatria e Gerontologia se reuniram para a criação do movimento voluntário chamado Frente Nacional de Fortalecimento às ILPI, sob a coordenação da Dra. Karla Giacomin, médica geriatra. 

Atualmente, a Frente conta com mais de 1.500 voluntários do Brasil e Exterior  e o movimento já alcançou mais de 500 mil pessoas nas redes sociais durante o seu 1º ano. Todo o material e os eventos promovidos pela Frente foram oferecidos gratuitamente. Foram produzidos documentos de divulgação nacional e internacional, um Manual de Qualidade do Cuidado, 15 cartilhas, treinamentos envolvendo pessoas das cinco regiões do país, um Seminário Nacional de Fortalecimento às ILPI e mais de 100 Lives com a participação de profissionais de todo o Brasil (inclusive políticos, promotores de justiça, fiscais sanitários, conselheiros profissionais e de defesa de direitos dos idosos). Essas atividades virtuais tiveram a participação ativa de centenas de pessoas no chat, do tanto os gestores e colaboradores, como também em alguns momentos com os familiares e os residentes.

A título de exemplo, durante todo o mês de outubro de 2020, em parceria com o banco itaú, acontece o projeto Retomar, no Programa Todos Pela Saúde, o qual foi fundamental para centenas de ILPI que puderam ser abraçadas pelo projeto. Foram realizados encontros on-line semanais, com os Gestores e Responsáveis técnicos das Instituição sobre quatro temáticas: 1 – Gestores: Suporte na Gestão; 2 – Colaboradores: Cuidados em Saúde; 3 – Família: Fortalecimento do vínculo; 4 – Pessoa Idosa: Reforço à Funcionalidade. Essas atividades foram abordadas semanalmente em formato inovador: com uma Websérie que teve a participação de atores e roteirista profissionais, produção de Quiz, coordenação de um Fórum de debates e produção de Lives. 

A FN-ILPI sempre que possível tem participado na área política, tendo sido possível mobilizar deputados na defesa de uma campanha: “A vida de toda pessoa idosa institucionalizada importa!”. Essa mobilização deu origem ao projeto de auxílio emergencial para as ILPI que alcançou ILPI de caráter filantrópico em todo o país.Vale lembrar que a Frente pleiteou por meio de documentações e Lives que as ILPI privadas também fossem incluídas, o que não ocorreu.

Todos os esforços dos Gestores e Colaboradores das ILPI em parceria com a Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI têm sido um grande marco histórico e atingido resultados positivos protegendo os residentes.  

Chegamos à segunda metade de 2021, a pandemia ainda não acabou! Nossa responsabilidade aumenta ainda mais por sermos defensores da dignidade e qualidade de vida para as pessoas, especialmente as idosas! E por isso, seguiremos em frente com ações e propostas.

Como a frente atua?

A Frente atua com a participação e o empenho de muitas pessoas, de diferentes locais e formações, que têm um desejo comum: apoiar as pessoas que são cuidadas em ILPI, as pessoas que ali trabalham e a rede sociofamiliar dos residentes.

Para isso acontecem articulações entre os Grupos de Trabalho, a Coordenação Geral e a Coordenação de Comunicação para a promoção de Lives e Treinamentos virtuais, elaboração dos materiais a partir das principais demandas do público, construção de parcerias com universidades para a produção de cursos, sempre buscando ser  didáticos e ofertar materiais de fácil acesso e entendimento. 

Além disso, foram criados diversos grupos de Whatsapp para a troca de informações e fortalecimento das instituições, favorecendo uma maior aproximação e união do segmento, entre as ILPI e ainda por Região

O nosso maior desafio é reduzir o preconceito contra as ILPI e contra os velhos.

O nosso desejo é fortalecer as ILPI, enquanto um segmento comprometido com a oferta de um cuidado de qualidade, centrado no residente e com uma gestão de negócio sustentável.